Início Audiências REUNIÃO COM O SUPERINTENDENTE

REUNIÃO COM O SUPERINTENDENTE

272
0
Voltar para a página anterior
COMPARTILHAR

Nesta quinta-feira, dia 28 de fevereiro de 2019, às 8:30h, a APROPENS juntamente com a Comissão de TSPs formada na Assembleia Geral Extraordinária e com a Deputada Estadual Luciana Genro (PSOL), reuniu-se com o Superintendente dos Serviços Penitenciários, Mario Santa Maria Junior, com o diretor do DSEP, Cristiano Fortes e com demais assessores diretos do gabinete. Na ocasião, foram entregues o calendário da Associação que conta com trechos de regulamentação das profissões que compõem o cargo TSP, o Relatório Final da Subcomissão de Tratamento Penal da CCDH da Assembleia Legislativa do RS e a ATA da Assembleia Geral Extraordinária da APROPENS realizada no dia 15 de fevereiro, contendo os tópicos ali construídos, conforme ofício anexado no link abaixo.

Os assuntos discutidos foram: 1) critérios para remoções: o superintendente demonstrou estar ciente das últimas remoções, principalmente aquelas atinentes ao Instituto Psiquiátrico Forense. Santa Maria entende que as remoções são necessárias para adequar à realidade dos estabelecimentos prisionais que não possuem Técnicos Superiores Penitenciários lotados ou não há número suficiente para atender a demanda. Todavia, diante da repercussão que a intervenção do Poder Judiciário provocou ao suspender as remoções, por um prazo de 5 dias, o superintendente decidiu cancelar as remoções do IPF a partir de ato administrativo e de sua discricionariedade (afirma), para tratar do assunto com diálogo e cautela necessária. A presidente da APROPENS, TSP Psicóloga Luciane Engel, comentou sobre a necessidade de se ter critérios objetivos e pautados em razoabilidade que considere, ao menos, o trabalho que vem sendo desenvolvido nos estabelecimentos, a antiguidade no cargo e no local e a região de lotação para a qual o servidor prestou concurso público. Dentro disso, “a defasagem de TSPs no quadro funcional requer com urgência concurso público, sendo que o último realizado foi em 2012/2013 e desde lá a população carcerária duplicou sem aumentar a força de trabalho técnico”,  complementou. 2) Transporte para locais de difícil acesso: durante a reunião foi resgatado o histórico de intervenções e enfatizada a importância de reativar o transporte para a 9ª DPR, onde está concentrado o maior número de TSPs que se deslocam em condições de difícil acesso. O diretor do DSEP, Cristiano Fortes, complementou que está trabalhando para que seja restabelecido o transporte a essa região, o mais breve possível.

O superintendente Mario Santa Maria Junior ainda comentou sobre o seu reconhecimento ao trabalho técnico e da necessidade de investimento na capacidade de trabalho para o desenvolvimento do Tratamento Penal e afirmou que “o TSP é fundamental e único cargo que pode desenvolver a complexidade do tratamento penal, diferentemente dos demais cargos”.

A Deputada Luciana Genro comentou que irá acompanhar as solicitações da categoria e que tem interesse na matéria do sistema prisional. Sugeriu, ainda, que se possa construir uma comissão e agendar novas reuniões para começar este fluxo de compartilhamento de gestão com a categoria.

A presidente da APROPENS, Luciane Engel, agradeceu a receptividade do superintendente e o apoio da Deputada para a realização desta reunião e enfatizou a necessidade de estabelecer canal de diálogo com a superintendência, para que possamos, como entidade representativa, conversar sobre as demandas da categoria e colaborar na produção de soluções para a SUSEPE.

Finalizamos a reunião, solicitando atenção aos pontos que foram elencados no ofício transmitido ao superintendente e com o compromisso de que sejamos recebidos com maior frequência, e sempre que houver necessidade, no gabinete da Superintendência dos Serviços Penitenciários do RS.

006 OFÍCIO RESULTADOS AGE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentários
Por favor insira seu nome aqui